Vazamento de gás causa incêndio e destrói parte de uma casa em Itapetim

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Na última quinta-feira (16), por volta das 11h, um vazamento de gás de cozinha causou um incêndio de grandes proporções na residência da popular Dona Neli. A casa fica na Rua Padre José Guerel, no Centro de Itapetim. A cozinha da casa foi, praticamente, destruída pelas chamas.

Segundo informações dos moradores do domicílio, o vazamento começou quando Neli fritava salgados. Acredita-se que a mangueira do botijão vencida tenha sido a principal causa do escapamento de gás.

As labaredas atingiram rapidamente o telhado, móveis e uma TV. Policiais Militares e populares ajudaram a apagar o fogo. Ninguém se feriu. Os prejuízos financeiros ainda não foram calculados.

Dona Neli é bastante conhecida na cidade. Há anos ela faz pastéis e coxinhas para lanchonetes de Itapetim.

Cuidados

Para verificar se há vazamento de gás depois de trocar o botijão, passe uma esponja com água e sabão sobre a conexão entre o cone-borboleta e a válvula. Se houver vazamento, aparecerão bolhas de ar na espuma de sabão.

Nunca use fósforo ou qualquer tipo de chama para verificar se há vazamentos. Isso pode provocar graves acidentes.

Os vazamentos precisam ser evitados, pois são as causas da maioria dos acidentes com gás. Eles ocorrem por descuidos no manuseio do recipiente, do fogão ou dos aquecedores e podem provocar explosões, incêndios, queimaduras ou asfixia.

Quando há vazamento, a chama de um fósforo, a brasa de um cigarro, a faísca produzida pelo relé da geladeira ou pelo interruptor de luz elétrica são suficientes para provocar uma explosão ocasionando deslocamento de ar, que pode destruir paredes e arremessar objetos à distância.

Na maioria das vezes há ocorrência de fogo, que se espalha e gera incêndios. Nesta situação, as válvulas de segurança dos recipientes de gás de cinco, 13, 45 e 90 quilos são acionadas, evitando sua ruptura.

Veja as fotos





Por Jean Philippe, com informações de Bernardo Ferreira e do site da Ultragaz


0 comentários:

Postar um comentário